O projecto skate e educação teve uma adesão de raparigas o que conduziu a introdução de assuntos complementares como sexualidade, assédio, casamento e gravidez precoce. As raparigas são orientadas a não se envolverem em namoros durante a sua adolescência e focarem-se nos estudos.

Na prática do skate existe um dia da semana reservado para somente as raparigas praticarem o skate, pois no início do projecto notou-se a disputa pelo espaço com os rapazes que não davam espaço a elas. Este ano 2023 Quarta-Feira é o dia em que elas podem praticar o skate sozinhas e apoiam-se na execução de novas manobras.

Em Agosto de 2020 a voluntária Elisabete Elías foi responsável por introduzir o programa de Actividades de Modelo e partilhou com as alunas a sua experiência. Normalmente 40% de alunos do projeto Skate e Educação tem sido raparigas. Sendo uma classe social muito vulnerável a Maputo Skate viu como necessário o programa de aulas de modelo onde abordam diversos temas.

As raparigas participaram em aulas de desfile na passarela, como ter uma boa postura, medidas padrão, comunicação e etiqueta. Temas como assédio, casamento e gravidez precoce, sexualidade e higiene feminino são abordados no meio de um ambiente descontraído.
Com o projeto Skate e Educação a autoestima das crianças e jovens da comunidade melhorou muito.

A Elisabete Elías também partilhou com os alunos a sua experiência como artesã , reciclagem e customização de peças de roupa, calçado, chinelos, acessórios de moda como brincos e colares.

O programa foi bem aceite pelas raparigas e a Maputo Skate decidi-o que sempre que haja uma voluntária disponível por em prática esta atividade.

Gala Miss Modelo Skate e Educação 2020
Aissa – Miss Modelo 2020

Como dificuldade para este programa temos os materiais para as aulas de reciclagem e costumização, sapatos de salto, acessórios de moda, capulanas e roupas em condições para as raparigas. Para quem quizer apoiar pode entrar em concto: +258850435758 | geral@maputoskate.org

ArabicDutchEnglishFrenchGermanPortuguese