DW Português Para África visita o Luís Vinho Skate Park no Bairro de Khongolote

Setembro, 2023

SPACE X, STARLINK

A SPACE X, empresa do ELO MUSK através da STARLINK doa a Maputo Skate o kit completo para acesso a Internet pelos alunos do Skate e Educação. Emad Rashid que já desenvolveu trabalhos com a Maputo Skate é que apadrinhou essa parceria e trouxe o kit para Moçambique vindo dos Estados Unidos.

O Emad Rashid partilhou ainda que a Maputo Skate terá 1 ano de Internet acusto zero e uma doação monetária para as outras necessidades do projecto.

No dia da entrega do Kit da Starlink, o Emad Rashid deu uma palestra aos alunos sobre as vantagens do acesso a Internet e o que os alunos podem aprender com esta oportunidade. Foram feitas algumas questões aos alunos sobre seus sonhos e alguns objetivos na vida.

Agosto, 2023

CNN Skatistas africanos impulsionam os jovens em direção a um futuro melhor
Skatistas africanos se unem para criar oportunidades de mudança para jovens desfavorecidos. Na Zâmbia, Johnny Kalenga inspira crianças a sonhar grande através da sua organização sem fins lucrativos, WeSkate Mongu. Em Moçambique, Francisco Vinho construiu um skatepark para retribuir à sua
comunidade. Acompanhe a reportagem através do link: https://edition.cnn.com/videos/world/2023/01/31/african-voices-skateboard-johnny-kalenga-zambia-francisco-vinho-mozambique-intl-spc.cnn

Novembro 2022

Acompanhe a materia que Francisco L. Vinho fez para o Kubhula

Filmado: 2022

Francisco Vinho Empossado Vogal de Conselho Técnico

A Federação Moçambicana De Patinagem na sua nova Direção que tomaram posse no dia 6 de Maio de 2022 convidou o fundador da Maputo Skate, o Francisco Vinho para ser o Diretor de Skateboarding.

Francisco Vinho, afirma que não existia a melhor pessoa para tomar o cargo visto que o trabalho que já fazia só precisava desse reconhecimento para que a modalidade skateboarding desenvolve-se mais no país.

A responsabilidade é maior agora porque deve-se organizar a modalidade no âmbito desportivo pois o skate era praticado no âmbito cultural e social. Preparar os skatistas para campeonatos nacionais e internacionais e levantar a bandeira do país na Olimpíadas é uma das missões.

A modalidade também precisa de uma pista que tenha os padrões recomendados pela World Skate mínimo 1000 m2 para Street Skateboarding e para Park Skateboarding. Assim poderemos preparar os skatistas nacionais da melhor forma como também receber campeonatos mundiais no país.

Skate como Capa da Revista Índico Das Linhas Aéreas De Moçambique Edição Setembro/Outubro

Páginas: 56/59
Foto: Mauro Pinto
Texto: Maria de Lurdes

28.09.2021

Jornal Notícias Publica Materia Sobre Skate

Para a comunidade skatista e muito satisfatório ver o jornal principal do país falando de skate uma pratica que foi muito discriminado por muitos anos. A materia relata os 20 anos de skate que o Francisco Vinho viveu.

28.09.2021
Jornal Notícia: Edicao 31.400 11/09/2021
Lugas Muaga

Exchange Culture Maputo Skate and Cushman School

MAPUTO || MOZAMBIQUE In our technological and globalized world, cultures are constantly mixing, exchanging and evolving. In an effort to create even more exchange, a youth group in the #Khongolote Bairro of #Maputo, Mozambique began corresponding via videos with a group of youth in the city of Miami, Florida, USA. Through ongoing exchange, the two groups share their respective culture and community. In addition to video correspondence, each group creates public art.

Zoom Meeting

The youth in Khongolote are all members of @maputoskate , an organization providing free access to skateboarding and education through a skatepark build by @wondersaroundtheworldorg and @skateworldbetter , a loaner board program supported by @donateforskate and @makelifeskatelife and classes run by @franciscoskateboard . After workshops and discussions between the kids in Maputo and artist @heypatyeah , it was decided a skateboarder wearing a bag full of books would be the most appropriate representation.

The skateboarder is surrounded by all the ideas and images the youth of Khongolote dreamed up, including mini ramps, skatepark pockets, skateboards, hopscotch, machambas (gardens), capulanas and tons of other imagery. The artwork and the wall is being shared with the students in Miami at @cushmanschool who will continue their correspondence and create a mural of their own next month.

The wall faces traffic on a main street of the Khongolote Bairro, expressing new elements of youth culture in Maputo to all who pass by. @emadrashidi was on the scene, so look out for his film at the end of the year. Huge thanks to @elizabeastbrown and for all the support! This project is a partnership with @thegoodworksfoundation made possible by the @usembassymozambique#onebluesky

Text by @aparts instagram page

21.09.2021

Aniversário na Maputo Skate, Fundador Francisco Vinho e do António Vinho

7 de Agosto e dia do aniversário do Francisco Vinho, a mesma dada também comemora-se o dia da Maputo Skate. É um dia de festa para a família, amigos, comunidade skatista e alunos do projeto Skate e Educação.

Este ano tive um convidado especial o Percinior aka Nino skatista que veio participar da festa e trocar experiência com os alunos. Nino não anda a mais de 3 anos mas o as poucas manobras que acertava durante o aquecimento foram muito motivadoras para os alunos, muita delas os alunos só conheciam de nome.

Foi organizado um mini campeonato para identificar quatro alunos que iriam beneficiar de novo skate. Algumas manobras foram exegidas aos rapazes para ganharem como prémio camistes Christian Skaters, coloares e chapéu. Houve também o desfile das raparigas para a escolha de peças de roupa doadas pela Elisabete Elías..

8 de Agosto celebrou-se o aniversário do António Vinho colaborador do projeto Skate e Educação. Para animar o dia organizou-se um mini campeonato para os alunos juniores onde o Folami Vinho filho do Francisco Vinho tinha algumas peças de roupa para oferecer. A sua irmã Milofa Vinho também fez o mesmo com as raparigas que para além das roupas tiverem sapatilhas para disputar.

António Vinho

Folami Vinho
Milofa Vinho

O dia terminiou com as entrega de outras roupas doadas ao projeto.

Publicação: 08.08.2021 – Administrador

JOGABETS BATTLE SKATE & EDUCATION

Maputo Skate organizou o evento alusivo ao Dia Internacional Do Skate que se celebra no dia 21 de Junho de cada ano. Para marcar o dia os alunos e skaters foram convidados a participarem de uma competição que a Maputo Skate, patrocinadores e parceiros realizaram no dia 26 Sábado e 27 Domingo no Luís Vinho Skate Park localizado no Bairro de Khongolote. O evento contou com 50 competidores (skaters) dos quais 15 raparigas e 7 skaters que não são alunos do projecto Skate e Educação isto é são individuais.

Patrocinador: Joga Bets
Parceiros: Milofa Skate Shop, Connectix, Vet Pets,
Apoios:  Grupo Habitante, Vinil HipHop, Solid Souls, Maputo Street Art, DoPau Imagem, Molwene Clothing, MarcSer e Cruz Vermelha.

Jogabets Battle Skate & Education iniciou com Game of Skate onde os skaters entravam em batalhas 1 a 1 até ficar somente 2 para a final. Quem perdia era eliminado e participaram 18 competidores.

Primeiro Lugar Junior
Segundo Lugar Folami
Francisco e os vencedores

A competição Money for Trick teve a participação de um número elevado. Os competidores que executassem a manobra cobrada pelo árbitro recebiam um valor monetário e é um momento de muita satisfação e de superação ao arriscarem manobras para poder ganhar algum dinheiro.

Fechou-se o dia de Sábado com uma foto família com alguns participantes e público.

O segundo dia do Jogabets Battle Skate & Education teve início com a competição Park Iniciante Feminino (até 10 anos) onde participaram 5 alunas que deviam explorar toda a pista.

Oferecer prémios nos eventos Skate e Educação é uma marca da Maputo Skate, visto que as crianças ficam mais motivadas a treinar e focarem-se no campeonato. E graças aos patrocinadores, parceiros e apoios foi possível manter isso e alegrar os competidores. Houveram momentos onde as crianças chegavam e perguntavam se eu executar esta manobra vou ganhar alguma coisa? Só com incentivos podemos mudar o cenário do desporto no geral.

O Park Feminino (maiores de 10 anos) contou com 10 competidoras onde 1 era individual e foi notório o nível de competição entre as favoritas ao pódio. Muito bom poder ver as futuras raparigas do skate nacional.

Estas raparigas são as futuras profissionais do Skateboard Nacional e graças aos patrocinadores, parceiros e apoios poderá ser  mais fácil manté-las na modalidade e nos estudos

O Park Iniciante Masculino (até 10 anos) contou com 10 competidores onde 8 são alunos do projeto Skate e Educação.

A categoria iniciante não estava nos planos para este evento devido a dificuldade de premiação. Com a ajuda dos patrocinadores, parceiros e apoios conseguimos organiza premiação e incorporar esta categoria tanto para masculino e feminino.

Manuel Cossa (Toquito) foi o vencedor mostrando um nível avançado e pronto para competir nas categorias acima. Este proporcionou um dos melhores momentos do evento Jogabets Battle Skate & Education, mostrando ao público o que o projecto Skate e Educação tem feito com as aulas de skate, actividades educativas e recreativas. O 2o Lugar foi para o Raulino e 3o Lugar para o Júnior.

Esperamos nos próximos campeonatos conseguirmos ter prémio de participação para as crianças foi possível velas muito tristes por não poderem ganhar alguma coisa

LANCHE
Comparado com os nossos eventos passados onde só garantíamos água, o Jogabets Battle Skate & Education teve lanche para os participantes e a produção e isto mostra quanto é importante ter patrocinadores, parceiros e apoios.

O Park Masculino (maior de 10 anos) foi o momento mais esperado do evento onde 25 competidores batalhavam pelo pódio dos quais 3 eram individuais.

Como para as outras categorias os skaters tinham 4 chances de pontuar. 2 sessões de 1 minuto cada e 2 tentativas de melhor manobra. Folami o 2o Classificado no Game of Skate mostrou um nível de domínio ao conseguir o 1o Lugar. O Júnior 1o Classificado no Game of Skate consiguio o 2o Lugar e o 3o Lugar foi para o Maninho. Não foi uma tarefa fácil para os júris visto que existiam outros competidores talentosos.

Devido a uma adesão nesta categoria masculino o evento estendeu até as 19:00 mas graças aos apoios a produção havia conseguido organizar luzes!

A Maputo Skate agradece aos patrocinadores, parceiros e apoios por terem proporcionado dois dias de skate, alegria e conscientização das crianças, adolescentes e jovens pois durante os eventos tem se falado sobre a necessidade de não abandonarem os estudos, estarem longe do álcool, drogas, gangues, prostituição e  manterem um comportamento positivo com a família e com os mais velhos!

04.07.2021

Francisco Vinho Participa do Programa Replay na TVM

Para atualizar os seguidores da Maputo Skate e os telespectadores da Televisão de Moçambique. Francisco Vinho foi convidado a participar do programa do dia 19/06/2021. Teve como agenda falar da saúde do projeto Skate e Educação, Dia Mundial Do Skate, O Skate nos Jogos Olímpico e o Jogabets Battle Skate & Education.

No programa Skate e Educação esta contemplado passeios com os alunos. Terça-Feira 15/06/2021 alguns alunos foram visitar dois skate parks na cidade: ASM (Associação De Skate De Moçambique) no Bairro da Maxaquene e Parque dos Continuadores no Bairro da Polana.
Depois de 1 ano e meio praticando o skate no Luís Vinho Skate Park os alunos participam de um passeio onde tiveram a oportunidade de conhecer outros obstáculos e sentir a experiência. Foi possível ver a alegria no seus rostos pois raramente as escolas públicas programam passeios em grupo.
Francisco Vinho aproveitou o momento para que os alunos cultivassem o espírito de manter o skate parque limpo através da limpeza durante o passeio.

Este passeio teve apoio da 
@win.car.rental http://www.wincarrental.com

@connectix.co.mz http://www.connectix.co.mz

@milofaskateshop

Junte-se a CAUSA Skate e Educação

#maputoskate
@wondersaroundtheworldorg
@skateworldbetter
@timbiworld
@skateparkrespect

Elisabete Elias na ITV

Como o projeto Maputo Skate tem um número considerado de raparigas a Elisabete tem usado a Quinta-Feira para dar aulas de modelo e conversas sobre os direitos da rapariga. Temas como assédio, casamento e gravidez precoce bem como o inicio do ciclo menstrual tem sido temas de destaque. O convite a participar no programa Interação na ITV foi de dar a conhecer o trabalho que a Maputo Skate tem feito em relação as raparigas. Desafios na luta contra trabalho o infantil e casamentos prematuros e a pergunta que a Elisabete deixou aos órgão do Governo por “matar a doença”.

Jornal Público 2 Edição 06.06.2021

Francisco Vinho e Noel Cossa na ITV

A convite da ITV Francisco Vinho e Noel Cossa participaram do programa Interação onde puderam falar do projecto Skate e Educação, os desafios e planos futuros. Noel partilhou a sua caminhada no mundo de skate e incentivou aos jovens a seguirem por bons caminhos.

Francisco falou da sua experiência no skate já que está a 20 anos praticando e procurando desenvolver a modalidade no país.

Projeto Skate e Educação Recebe Apoios

Kit de Proteções e Skates

A Skate Park Respect através do Sr. Geoff fizeram uma doação de equipamento de proteção e tech decks para os alunos. Os 6 skates na foto acima foram doados pela Donate for Skate através da Jenna Hirt. Não podemos deixar de agradecer a Samantha e o Mynk por fazer chegar os skates a Moçambique.

Entrevista do Fundador da Maputo Skate a Rádio França Internacional

Francisco L. Vinho fala para Rádio Internacional Francesa, partilha a sua história e sobre o Skate como ferramenta de empoderamento de crianças e jovens.

Agosto 2021

Francisco Vinho fala pela segunda vez para VOA sobre o progresso da Maputo Skate.

Skate 4 Wash Outubro – 2020

Evento organizado no Luis Vinho Skate Park no âmbito de uma abordagem de sensibilização para influenciar a mudança de comportamento: água limpa, saneamento e higiene usando exercícios de skate emocionates.
Teve a participação da Maputo Street Art, Salão de Corte e Dreads AfroMavie, Do Pau Imagem, Vivaconagua Moçambique, Jorge Monjate e Flora Quimiciane.
Veja o video deixe seu comentário e inscreva-se no canal para receber novidades.

Elizabete Elias e Francisco Vinho na Mega Rádio & Televisão

Acompanhe o programa Mega Tardes com a presença da Maputo Skate.

Francisco Vinho na Rádio Indico

Francisco Vinho foi convidado a participar do programa alta tensão da Rádio Indico, confira abaixo.

7 de Agosto Aniversário do Fundador da Maputo Skate que conscide com o dia da Maputo Skate.

Sábado foi um dia super diferente na Maputo Skate. Como forma de registar o aniversário do fundador Francisco Vinho, colaborador António Vinho e a Maputo Skate, organizou-se uma mini competição de skate com premiação para motivar os alunos, aprenderam a desfilar com a profissional Elisabete Elias, e não faltou o corte do bolo.

Na comunidade onde o projecto esta a funcionar este tipo de iniciativa é muito bem vinda pois traz uma alegria para as crianças e jovens que não tem a oportunidade de se divertirem de uma forma segura, saudável e educativa.

🔥
🛹

#skateEeducacao

Speed SADC Championship 2019 – Angola

Fevereiro 2019, Francisco Vinho e Noel Cossa fazeram parte do evento em Angola representando Moçambique. Confira no video abaixo.

Entrevista de Martin no CT4 Spot – Dinamarca

Martin Co-Fundador da Skate World Better fala do projecto da construção do Luis Vinho Skate Park em Moçambique.

Equipe Replay Visita Luis Vinho Skate Park

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é IMG_6047-1024x768.jpg

A equipe do Programa Replay da Televisão de Moçambique (TVM) visita o Luis Vinho Skate Park onde gravou um programa fora do estúdio.

Francisco falou um pouco sobre a construção do #luisvinhoskatepark, Skate World Better e a Wonders Around The World enquanto os alunos faziam algumas manobras.

Falar de desafios que a Maputo Skate tem enfrentado é algo que erá moda nestes primeiros dias pois é tudo novo para a Maputo Skate. Por isso Francisco Vinho sempre aborda a necessidade de apoios para esta causa Skate e Educão.

Os alunos da Maputo Skate puderam falar um pouco do de acontece no #luisvinhoskatepark

Francisco Vinho participa no Programa Primeira Página – TVM

Francisco Vinho, participou no programa Primeira Página nesta Segunda-Feira (16/12/2019) apresentado por Helena Piroto e Erica Paiva onde houve a oportunidade de conhecer mais sobre liderança e liderança femenina com a convidada Sofia Amarcy Aboobakar.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é IMG_20191216_174954-1024x768.jpg

Francisco falou sobre a sua vida como skatista e donde surgiu a ideia de criar a Maputo Skate.
Quando lhe foi perguntado o que significa o skate na sua vida a resposta foi curta e direta: superação.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é IMG-20191216-WA00110-1024x576.jpg


Teve a oportunidade de explicar como conseguem usar o skate para educar onde deu um exemplo de um adolescente de 13 anos que frequenta 5 Classe com dificuldade de escrever seu nome e sempre vai ao skate park com mesma roupa e rasgada. Então da para perceber que se passa alguma coisa com este adolescente e a Maputo Skate vai se interar mais e perceber junto com a familia onde esta o problema e como ajudar.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é IMG_4953-1024x768.jpg


Não tinha como não falar do Skate Park pois é uma infra-estrutura que merece reconhecimento por ser a 1° no pais.
As últimas considerações do Francisco foram não a descriminação para o skatista e apoiem a causa Skate e Educação e vamos contruir um Moçambique melhor.

LuisVinho SkatePark

Francisco Vinho partilha o seu quintal com as crianças e a comunidade skatista .
O quintal do fundador da Maputo Skate vira uma pista de skate onde as crianças passarão a ter actividades de Skate e Educação.

Voz Of Africa – VOA entrevista Francisco Vinho.

Confira a máteria completa no link : https://www.voaportugues.com/a/em-moçambique-skate-é-sinônimo-de-educação-empoderamento-e-capacitação/5195898.html

CEO DA ECOKAYA Tânia Tomé FAZ UMA DOAÇÂO A MAPUTO SKATE

A Tânia Tomé surprende o Fundador da Maputo Skate Francisco Vinho com um DM no instagrama informando que pretende fazer uma doação oficial de um valor monetário para apoiar as actividades. Uma ação que veio motivar mais a equipe a continuar a trabalhar e a Tânia Tomé salientou que o Francisco Vinho tem todas as características de um empreendedor nato.

ArabicDutchEnglishFrenchGermanPortuguese