Moçambique No Campeonato Do Mundo De Skateboarding, Sarjah 2022

Setembro de 2021 Francisco Luís Vinho concorreu para a Bolsa Solidaria para o Noel Josina Rafael Cossa 19 anos na altura. Bolsa era para skatistas jovens com idades compreendidas entre 18 a 20 anos. Desde 2017 Francisco tem educado, treinado e preparando o Noel para se tornar em um skatista profissional. Através da Maputo Skate diversos videos foram produzidos para o marketing to atleta o que facilitou os jurados internacionais avaliarem o nível do atleta com os videos disponíveis. Noel sempre vencia nos torneiros locais e para não perder o ritmo Francisco começou a apostar em torneiros Internacionais.

2017 Noel Cossa estreia em um Torneiro em Nelspruit – Uma Cidade da Africa de Sul ocupando a 4ª Posição, 2020 participa em um Campeonato da SADC em Angola ocupou a 4ª Posição.

2022 Francisco Vinho recebe a confirmação que Noel Cossa foi selecionado para a Bolsa Solidaria Olímpica e que vai participar do Campeonato do Mundo em Emiratos Árabes Unidos (Sarjah) de 4 à 12 de Fevereiro de 2022 . Um acto histórico, Moçambique no Campeonato do Mundo peça primeira vez.

Francisco Vinho Treinador e já Director De Skateboarding na Federação Moçambicana de Patinagem (FMP) e Noel Cossa iniciaram o treino físico, técnico e psicológico para uma boa representação de Moçambique.

O primeiro impacto foi de estar em Dubai uma cidade maravilhosa que era um sonho poder conhecer, e o skate fez acontecer, afirma Francisco. Para além de estar perante melhores skatistas do Mundo e colher diversas experiências quer a nível de organização do evento, treino físico, alimentação, planificação das linhas para a competição.

eeeee

Noel Cossa ocupou a 125ª posição num total de 196 skatistas doutros pontos do Mundo e estreando Moçambique no Ranking Mundial na posição 150. Este campeonato servia de pontuação para os Jogos Olímpicos 2024 em França.

A Federação Moçambicana De Patinagem, dirigida por Enéas Comiche apoiou e esteve presente durante o processo de organização da viagem e algumas despesas.

Foi feita uma despedida ao Comitê Olímpico De Moçambique e a Embaixada do Emiratos Árabes Unidos

Francisco Vinho não perdeu a oportunidade de fazer algumas fotos com skatistas que vem acompanhando já a algum tempo.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ArabicDutchEnglishFrenchGermanPortuguese