Começou como um programa da Maputo Skate, e desenvolveu e passou para Associação Skate e Educação (ASE) que esta atualmente finalizando o seu registo oficial.

Fazem parte deste Projeto crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos que conseguem participar pelo menos 2 vezes por semana para ser possível efetuar o acompanhamento do seu desenvolvimento. Quando estes atingem os 18 anos são convidados a serem voluntários e são dados algumas responsabilidades.

O programa ocorre todos os dias incluindo os feriados.
As crianças e jovens do bairro de Khongolote participam neste projeto com a autorização do seu encarregado através de preenchimento de um formulário que tem um custo simbólico de 10.00MT. As inscrições são feitas no mês de Fevereiro de cada ano.

Este programa visa capacitar crianças e jovens através de aulas de skate, atividades recreativas, tecnologia, cidadania e liderança em um ambiente seguro e saudável. Este programa é executado depois da saida da escola ou antes conforme o horário escolar do aluno.

Alunos fazendo uma cópia antes da pratica do skate

O público alvo são alunos do ensino primário e secundário e quando deparamos com alguém interessado em fazer parte do nosso programa e não se encontra a estudar procuramos perceber os porquê e apoiamos a continuar com os estudos. Os participantes recebem apoio nos trabalhos da escola, são esclarecidas dúvidas e ajudamos a planificar melhor o seu tempo para complementar os estudos e o skate.

Franciso atendendo os alunos
Aluna fazendo a leitura

Este programa tem ajudado a identificar alunos com graves problemas de leitura e escrita estando na 4ª Classe e mesmo 6ª Classe. Nosso objetivo é dos alunos saberem ler, escrever, efetuar operação de adição, subtração, multiplicação e divisão. Acreditamos que estaremos a fornecer o essencial para que o aluno consiga desenvolver outras capacidades.

No ano 2021 as raparigas participaram de aulas de artesanato e moda onde aprenderam a desfilar na passarela, boas maneiras, sexualidade, assédio, higiene feminino, casamento e gravidez precoce com a voluntária Elisabete modelo e artesã.

Elisabete orientando o uso do Penso
Elisabete orientando aula de artesanato

As aulas de moda eram nas 5ª Feira que é o dia de Só Raparigas no Skate Park. Ter as 5ª Feira como dia de só raparigas no skate park tem contribuído para um ambiente menos problemático em relação a disputa entre rapazes e raparigas. As raparigas nesse dia conseguem apoiarem-se, não ficam com a vergonha de não saber executar uma manobra visto que os rapazes se riam. Isso já não acontece pois Francisco orientou os rapazes para respeitarem as raparigas e que o skate é algo inclusivo e para todos géneros.

Neste programa os alunos tem a oportunidade de passear pela cidade, conhecer outras pistas bem como participar em competições e eventos de demostração.

2021 – Parque dos Continuadores
Tsamadi- 2021
Mobilidade Pública – 2021

Noel Cossa (Silvio), é participante do programa Skate e Educação da Maputo Skate desde 2017. Noel não estava a estudar na altura e Francisco Vinho fundador da Maputo Skate o convidou a fazer parte do programa Skate e Educação. Noel é um talento no skate e precisava de orientação para poder um dia viver daquilo que gosta mas a falta de estudos seria uma barreira para ele. Depois de semanas de conversa sobre as perspetivas que o Noel podia esperar da Maputo Skate o Francisco o aconselhou a voltar aos estudos no ano seguinte 2018, regressa a escola e frequenta a 8ª Classe. Actualmente o Noel frequenta a 12ª Classe .

Francisco entregando material escolar doado ao Noel

Em 2017 Francisco criou condições para o Noel participar em um campeonato fora de Maputo, Nelspruit – South Africa, como parte do processo da sua profissionalização no Skate. Foi uma experiência boa para um adolescente de 14 anos que estava com poucas perspetivas de suceder um dia. Noel teve uma boa prestação e consegui ocupar o 4ª Lugar competindo com skatistas da categoria avançada (Veja o video).

Noel Cossa Competindo na África Do Sul – 2017

Fevereiro de 2020 Noel Cossa participou no Campeonato Internacional em Angola, Speed SADAC Championship, onde ocupou a 4ª Posição na categoria Street Skate e 1ª Posição na categoria Melhor Manobra.

Noel Cossa em Angola 2020

A visão do Francisco Vinho é de empoderar os alunos do projeto Skate e Educação através do Skate. Os talentos poderão seguir a carreira desportiva Skateboarding visto que já é uma modalidade Olímpica, outros poderão ser instrutores de skate, juízes de competições de skateboarding e gestores de outros projetos relacionados com skate em outras províncias ou bairros.

ArabicDutchEnglishFrenchGermanPortuguese