Quem Somos

Maputo-Moçambique

Nossa História

M aputo Skate é um movimento iniciado em 2006 pelo skatista Francisco Luís Vinho também conhecido por Tchinho, com o propósito de criar uma plataforma que contribuisse para o desenvolvimento da modalidade skateboard em Moçambique. Mais tarde Francisco ensinou o seu irmão mais velho o Elísio Vinho e este se juntou ao movimento e tornou-se num bom skatista e apoiou muito na evolução do skate. Actualmente o Elísio não esta bem de saúde. O número de praticantes do skate foi sempre reduzido devido a falta de parques, lojas e eventos o que contribui para o fraco desenvolvimento da modalidade. Os que se mantém na modalidade são os que tem um amor pelo skate outros como um estilo de vida, lazer ou desporto. O ano de 2007 foi um dos anos que o skate tive visibilidade com a montagem da primeira Mini-Rampa de 5FT de altura no evento Tardes Quentes (actualmente não existe). Outros movimentos e eventos ligados ao skate foram surgindo e a Maputo Skate sempre firme no seu propósito e procurando sempre melhorar a modadlidade e em 2011 recebeu a Adidas Skateboarding South Africa na qual foi feito um video em Moçambique e alguns skatistas poderam participar. Maputo Skate ganhou até referência na capa da revista Session Skateboard Magazine.
O skate já levantou a bandeira de Moçambique além fronteiras no KDC 2014, African Street Skate Competition 2015 e 2016, Gsk8t 2016, 2017.
Nos últimos anos Moçambique tem recebido skatistas de diferentes países que vem por férias, filmagens ou estudos.
Com a estreia do Skateboard nas olimpiadas de Tóquio 2020 existe a necessidade de se criar uma Federação Moçambicana De Skateboarding e Maputo Skate sente-se orgulhosa por ter continuado a lutar pelo bem do skate nas piores condições que sempre existiram.
O slogan da maputo skate sempre foi "Skateboard for life"

Sabias que:

  • Skate é cultura é estilo de vida

  • Skate é superação é diversão

  • Skate é uma modalidade olímpica

Galeria

Tarde de 2006 na Igreja Catedral

Session Skateboard Magazine 2011

Africans Street Championship 2015

Gsk8t 2017